Terapia Ocupacional

Lar dos Velhinhos de Piracicaba

O que é

Terapia Ocupacional

Maria Amélia Colpas Basso

Graduada pela Faculdade Salesianas de Lins e onde realizou sua Pós-Graduação Latu Sensu em Terapia Ocupacional – Uma Visão Aplicada a Neurologia. Dirigente de Dança Sênior e Geronto-Ativação com Idosos em Grupo, pela Instituição Bethesda de Dança Sênior em São Paulo.

A Terapia Ocupacional na atuação da pessoa idosa irá agir como um facilitador, que capacita o mesmo a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas.

No Setor de Terapia Ocupacional são realizadas atividades (artesanais), jogos (que estimulem os aspectos cognitivos e as relações interpessoais), em que os residentes expressem sua comunicação verbal e não verbal, restabelecendo as perdas físicas, mentais e/ou sensoriais, perceptivas e sociais.

As atividades são o recurso terapêutico utilizado pela Terapeuta Ocupacional da Instituição, através do qual o idoso vivência o significado existencial através da expressão de valores, da (re) descoberta de competências e habilidades, do compromisso, podendo envolver ainda convívio social e contribuindo para o bem-estar e autoestima da pessoa idosa.